Pré Treinos

domingo, 5 de janeiro de 2014
Pré Treinos


Sem sombra de dúvida, a grande “febre” do mercado de suplementação alimentar nos últimos anos têm sido os pré-treinos. Nos anos 90 quando se desejava uma performance maior no treino, usava-se maltodextrina e nada mais. Hoje, as opções são tantas que o consumidor fica confuso. Observo sempre como um dos assuntos principais entre os praticantes de musculação atualmente é: Qual o pré-treino mais forte do mercado?


Mas essa pergunta não possui uma resposta tão simples como o produto A ou o produto B ou o produto C. Certamente você encontrará pessoas que juram que o produto A é o melhor de todos. Já outros dirão que o produto B ainda é superior. Enquanto outras afirmarão que já usaram todos e nenhum supriu as expectativas.

Há cerca de 10 anos, com a descoberta principalmente da arginina na forma alpha-keto-glutarato (AKG) e sua ação vasodilatadora, diversas empresas lançaram no mercado os suplementos chamados NO. Nome este devido a ação da arginina AKG na produção de óxido nítrico, substância que gera o efeito vasodilatador tão desejado durante o treinamento. Muitas pessoas utilizavam esses produtos com o objetivo de obter maior vascularização periférica, mas um grande benefício muitas vezes esquecido, é o maior fornecimento de nutrientes para o músculo alvo devido ao aumento do fluxo sanguíneo.

Também encontramos no mercado os suplementos isolados de arginina AKG, mas os que mais chamam a atenção dos consumidores são aqueles que pertencem a uma nova geração de pré-treinos. Este suplementos combinam diversas substâncias além da arginina, como cafeína, beta-alanina, ornitina, taurina, creatina em diversas formas, dimethylamylamina, ácido nicotínico, extrato de guaraná, sinefrina, dentre outras. Poderíamos escrever um artigo sobre cada uma delas com seus benefícios, utilidades, formas de uso, etc.

E funcionam mesmo?

Depende do ponto de vista e do resultado esperado com esse tipo de suplementação. Observo que as pessoas desejam uma energia extra com o uso desses produtos, visto que a concentração de cafeína, sinefrina e outras substâncias com efeitos estimulantes é bem elevada. É muito comum no dia a dia do consultório eu me deparar com pacientes em primeira consulta que estão acostumados a utilizar três, quatro ou até cinco vezes a dosagem recomendada no rótulo pelo fabricante.

Para algumas pessoas pode até funcionar e para outras não. Assim como qualquer suplemento ou estratégia de dieta e treino. Principalmente pelo fato da cafeína e demais substâncias estimulantes proporcionarem efeito diferente para cada indivíduo. Alguns literalmente sentem-se o “superman”quando a consomem enquanto outros não sentem qualquer tipo de estímulo.

Deve-se ficar atento também aos perigos, principalmente de ordem psíquica. Sinefrina, cafeína e outros estimulantes normalmente contidos nessas fórmulas podem desencadear sérios problemas em pessoas susceptíveis. Por isso, é recomendado suspender o uso imediatamente ao notar qualquer desconforto físico e/ou mental.

Particularmente gosto de muito de usar as substâncias que compõem esses produtos de maneira individualizada e separada para meus pacientes. Cada substância possui sua quantidade exata para cada indivíduo e treino. Arginina AKG, Ornitina AKG, taurina, beta-alanina, creatina, são de grande valia em vários casos. Cafeína e similares podem ser igualmente interessantes, mas necessitam de uma atenção mais especial, pois um grande erro é compensar o seu cansaço natural com o uso de um estimulante. Além de debilitar ainda mais seu físico, proporcionará um grande risco de lesões.

Se seu objetivo é melhorar o desânimo para ir até a academia, nenhum pré-treino irá resolver. Após um dia intenso de trabalho ou estudo, muitas vezes é melhor reduzir a intensidade do treinamento ou até mesmo deixar o restante desse dia para descanso, ao invés de se exaurir ainda mais.

As pessoas que se dedicam a sua rotina aos treinos tem a falsa ideia de que se faltarem ou reduzirem a carga vão perder o que conquistaram, e isso não é verdade! As vezes é melhor descansar do que, como já citei, ter um lesão e ter que se afastar por um período maior dos treinamentos.

Quem deve utilizar

Agora, se seu treinamento está em um nível mais alto e você deseja otimizar sua suplementação, as chances de sucesso com essas substâncias são grandes. Mas antes de utilizá-los, você deve ter gerado uma demanda por meio do treino. Ou seja, os suplementos pré-treino apenas auxiliarão para melhorar a performance em um treinamento com nível elevado, não sendo interessante seu uso em escalas iniciais e/ou intermediárias. Normalmente utiliza-se o produto entre 30 e 45 minutos antes do treino para melhor resultado. Esses produtos podem beneficiar tanto praticantes de musculação, quanto praticantes de outras modalidades, como: endurance (ciclismo, corrida, natação, etc), esportes coletivos (vôlei, basquete, futebol, etc). Algumas marcas possuem substâncias (l-theanina, fosfatidilserina, etc) que auxiliam nas propriedades cognitivas (foco), melhorando a capacidade de concentração do esportista, fundamental na prática esportiva.

Essa classe de suplementos ficou conhecida inicialmente pelos produtos importados, sem registro na ANVISA. Mas atualmente já contamos com várias opções de pré-treinos no mercado nacional. A grande vantagem, é que podemos confiar que estaremos ingerindo exatamente o descrito no rótulo, o que muitas vezes não é verdade quando consumimos algum produto em respeita a legislação de outro país ou até mesmo não respeita qualquer legislação. Fiquem atentos!

A melhor forma de garantir uma boa performance no treino ainda é cuidar da sua dieta. Procure distribuir adequadamente a ingestão de carboidratos ao longo do dia, dando preferência para a refeição anterior e posterior ao treinamento, visando garantir respectivamente: energia adequada e correta recuperação. Procure um nutricionista e ele fará isso por você, além de orientá-lo sobre o uso de algumas das substâncias – como a arginina, ornitina, creatina, taurina, cafeína, beta-alanina – presentes nesses pré-treinos de maneira mais efetiva e individualizada, caso necessário. Lembre-se que tudo em nosso organismo ocorre por processo, não por mágica.

fonte: musculação total


              
Read more ...

Mitos Sobre Abdomem

domingo, 5 de janeiro de 2014
Um bom abdômen é essencial para aumentar o desempenho em muitos esportes mas, mais do que isto, é onde todos os olhares se encontram. Um abdômen definido e bem desenvolvido é sinal de beleza, de estar em plena forma. Ainda hoje sobrevivem muitos mitos e idéias erradas sobre o que envolve um abdômen definido e bem desenvolvido. Hoje derrubaremos alguns destes mitos para que você possa atingir o tão sonhado abdômen sequinho.

mitos sobre abdomem
Termogênicos definem o abdômen

Se você consumisse muita fast-food, refrigerantes e doces todos os dias e usasse termogênicos, você definiria o abdômen? Não! Isto é suficiente para demonstrar que termogênicos sozinhos não são capazes de proporcionar o resultado que espera. Determinados produtos possuem propriedades termogênicas que ajudam a acelerar o processo de queima de calorias (e gorduras), mas é só isto. Acelerar o processo de queima de gordura não quer dizer que ao final do uso você terá um abdômen mais definido. A base da pirâmide é a alimentação. Não existe um suplemento mágico, em quanto isto você terá que seguir uma boa dieta.

Fazer exercícios abdominais para compensar uma má dieta

Muitas pessoas tem a ideia errada de que fazendo muitos exercícios abdominais irão conquistar o tão sonhado abdominal desenvolvido, mesmo com hábitos alimentares ruins. Não é verdade. Se você estiver consumindo calorias acima da sua necessidade, seu corpo continuará a armazenar calorias em forma de gordura. Não serão séries intermináveis de exercícios que irão evitar do corpo armazenar gordura abdominal.

O treino de abdominais promove a queima de gordura localizada

Não! O exercício abdominal é eficiente para desenvolver a musculatura, promovendo força e resistência, mas não queimar gordura localizada. O corpo queima gordura como um todo, então você só conseguirá um abdômen definido baixando seu percentual de gordura corporal. Este mito provavelmente surgiu junto com os equipamentos vendidos pela TV que prometiam queima de gordura localizada. Com este mito derrubado, aquele ditado de que um bom abdômen é feito na cozinha ainda vale.

Devo treinar abdômen todos os dias

Este mito provavelmente surgiu junto com a frase: “quanto mais, melhor!”. A verdade é que os músculos que compõe o abdômen são muito parecidos com todos os outros. Você não precisará fazer séries intermináveis, mas sim de usar carga, séries e repetições suficientes para fadigar o músculo. O descanso é extremamente importante para recuperá-lo e desenvolvê-lo, do contrário estará apenas se desgastando e correndo o risco até de catabolizar.

Repetições lentas são mais eficientes para desenvolver os abdominais

Esta idéia surgiu com a afirmação de que com repetições mais lentas você mantem o músculo por mais tempo sob tensão. Mas a verdade é que há estudos que apontam que executando em velocidade menos controlada, há uma ativação maior de outras fibras musculares. Recrutando mais fibras você teria um desenvolvimento maior e mais completo. Como carecemos de estudos conclusivos, provavelmente o melhor ainda é variar nos estímulos.

fonte: musculação total 
Read more ...

Os erros mais comuns na musculação

sábado, 4 de janeiro de 2014
Pulley costas
Nesse exercício que, como o nome diz, tem como foco a musculatura das costas, os cotovelos devem ficar alinhados com o corpo e direcionados para baixo e o pescoço reto, na linha das costas. Muitas pessoas acabam levando o cotovelo para trás e inclinam o corpo e a cabeça para frente, forçando os ombros e a região cervical.


Agachamento funcional ou agachamento na máquina
Alguns praticantes posicionam os pés muito para frente e, com isso, o corpo acaba ficando muito inclinado para trás na hora de realizar esse movimento que trabalha as coxas e os glúteos, o que sobrecarrega os joelhos. Nesse caso, o correto é apoiar os pés separados na linha do quadril e próximos ao corpo.

Stiff no cabo
Ao invés de ficar com a parte posterior das coxas e os glúteos bem torneados, o que é o objetivo desse exercício, o aluno vai ficar com dores nas costas, em especial na lombar, se deixar a coluna curvada na sua realização. O ideal é manter o tronco reto durante todo o movimento. 

Supino máquina
O erro nesse caso costuma acontecer na hora de posicionar o banco da máquina antes de iniciar esse exercício para o peitoral. Isso porque muita gente acaba deixando o assento muito baixo, fazendo com que a pessoa tenha que elevar demais os braços para conseguir realizar o movimento, forçando os cotovelos e os ombros. O correto é deixar a pegada na altura das axilas e manter os cotovelos alinhados com os punhos. 


Tríceps máquina
O ideal é que o praticante faça a flexão e a extensão completa dos braços na hora de realizar esse exercício, que é indicado para o famoso músculo do “tchauzinho”. Quando isso não acontece, o trabalho não é tão eficiente quanto deveria e, na maioria das vezes, é sinal de que o peso da máquina está muito alto, o que sobrecarrega os cotovelos. Além disso, como o aluno acaba tirando as costas do apoio para ajudar na sua realização por causa do peso excessivo, pode machucar também a coluna. 


Desenvolvimento máquina 
Nesse aparelho, que trabalha braços e ombros, o risco é fazer uma pegada muito fechada, o que sobrecarrega os tríceps e os cotovelos. O correto é posicionar as mãos de tal forma que os cotovelos formem um ângulo de 90 graus. 


Lower back (conhecido também como hi

O apoio traseiro desse aparelho, que tem como foco as costas, deve estar posicionado na linha das escápulas. Se ficar muito para baixo, força a lombar e muito para cima pode machucar a cervical.


Bíceps polia ou rosca poliaperextensão máquina)
Aqui muita gente coloca mais peso do que aguenta e acaba levando as costas para trás para ajudar a realizar o movimento, o que sobrecarrega a coluna. A quantidade de quilos usada na máquina não pode ser muito leve, para garantir que o músculo seja desafiado, mas também não pode ser pesada demais. Na dúvida, peça ajuda ao professor.  
fonte: vida e estilo (site terra)
Read more ...

Passo a passo para limpeza do fígado e vesícula

sábado, 4 de janeiro de 2014


Materiais necessários para efetuar a limpeza:

- Suco de maçã – seis (06) recipientes de 01 litro;
- Sais de Epsom (também conhecido como “Sal amargo” no mercado Brasileiro) 04 colheres de sopa dissolvidas em três copos de 250 ml de agua. Obs: Utilizei para fazera limpeza o “Muvinlax”- (tem gosto mais agradável que o Sal amargo) é um laxante facilmente encontrado nas farmácias locais; é utilizado comumente por pessoas com prisão de ventre e para limpeza do cólon no pré-operatório ; se for essa sua opção adquirir 01 caixa  (custa em média uns R$ 25,00);
-Azeite de Oliva Extra Virgem, prensado afrio – meio copo (125ml);Obs: Não pode ser azeite misto, quanto mais puro melhor será seu resultado.
-Suco de laranja que pode ser combinado com limão ½ copo (suco da fruta!); o autor cita a Toranja, que é aquela laranja grande que partida tem uma cor meio rosada (não é encontrada facilmente no mercado interno) enfim, o suco de laranja combinado com limão ou tangerina, bergamota, limão sírio, além de dar um gosto mais agradável, funciona muito bem quando misturado ao azeite;
- Uma garrafa vazia com tampa (garrafinha de água mineral serve) ou coqueteleira, para fazer a mistura do azeite com o suco;

Preparação

-Tomar um litro de suco de maçã diariamente, durante 06 dias, se não tiver nenhum tipo de intolerância poderá tomar além da quantidade solicitada. O ácido málico contido no suco de maçã suaviza os cálculos biliares e facilita sua passagem pelos ductos biliares. O efeito fermentador do suco de maçã ajuda os ductos biliares a se expandirem. Se o suco gerar mal estar, poderá ser diluído em água. Obs: O suco não substitui o consumo diário de água que deverá ser de 06 copos. Nota: seria melhor utilizar o suco de maçã natural, contudo, para fins de limpeza, segundo o autor, qualquer suco comercial concentrado de maçã ou sidra funciona bem; pede-se ainda que após utilizar o suco faça higienização bucal com bicarbonato de sódio e/ou escovar os dentes várias vezes ao dia, para que o ácido málico não danifique os dentes. 

Recomendação de dieta

Durante toda a semana de preparação e limpeza, evite beber e comer alimentos e bebidas frias ou congeladas, uma vez que esfriam o fígado e minimizam a eficácia da limpeza. Todos os alimentos e bebidas devem ser quentes ou, pelo menos, estar na temperatura ambiente. Para ajudar o fígado no preparo da parte principal da limpeza, evite alimentos de origem animal, laticínios e frituras. Em vez disso, coma normalmente, mas evite comer demais. 

Melhor momento para realizar a limpeza: O candidato (a) deverá escolher um período de dois dias em que ficará por conta do procedimento, por isso mesmo, o comum é efetuá-la num final de semana em que não tenha nenhum compromisso a não ser com sua saúde. Nota interessante do autor diz que apesar da limpeza ser eficiente a qualquer momento do mês, esta deverá preferencialmente, coincidir, com um dia entre a lua Cheia e lua Nova. Pede ainda para evitar a limpeza real no dia de Lua Cheia (explica ainda que o corpo tende a reter mais fluidos e tecidos nesse dia que em outros) Nota: Particularmente acredito que vai muito da necessidade de cada pessoa e neste item posso citar minha situação como exemplo, pois estava muito congestionado com muitas dores na região do fígado e o único período que tinha disponível coincidia exatamente com o início da lua cheia.Não tive dúvida, fiz a limpeza fui bem sucedido como mostrarei mais a frente.

Caso esteja tomando algum medicamento: Durante a limpeza o autor pede para que se evite tomar qualquer medicamento, vitaminas ou suplementos que não sejam absolutamente necessários (doenças graves, por exemplo). É importante não oferecer ao fígado trabalho extra que possa interferir na limpeza.

Assegure-sede limpar o cólon antes e depois de cada limpeza hepática: O simples fato de evacuar com regularidade não indica necessariamente que seu intestino está totalmente desobstruído. A limpeza do cólon (que deve ser feita uns dias antes ou, idealmente, no sexto dia da preparação) ajuda prevenir ou minimizar qualquer incômodo ou náusea que o candidato (a) possa sentir durante a limpeza hepática, tais como refluxo da mistura de azeite. A limpeza do cólon feita anteriormente também ajuda na rápida eliminação dos cálculos biliares. 

Como efetuar a limpeza do cólon? Essa limpeza poderá ser realizada de diversas formas, a saber:

- Irrigação do cólon (ou hidroterapia do cólon) é o método mais simples e rápido de prepará-lo para limpeza do fígado e da vesícula. A observação que faço com relação a este quesito é que o procedimento não é barato, até porque não é da cultura brasileira, fato que encarece pela existência de poucos profissionais dedicados ao procedimento; mas se a saúde financeira estiver com disposição, é segundo o autor, o método mais eficaz!

- Poderá ser realizada também através de um enema ou “lavagem intestinal” que poderá ser realizada da seguinte forma:
•    Coloque 1 lt e ½de água para ferver e após sua fervura acrescente três colheres de pó de café , deixe ferver por mais cinco minutos e apague o fogo. Coe normalmente (não acrescente mais nada) e deixe esfriar até ficar morno. NOTA: para este procedimento é necessário adquirir um aparelho para lavagem intestinal que é vendido em casas especializadas em produtos hospitalares (custa em torno de RS 50,00 e levando-se em conta que o sistema hepático somente estará limpo em torno de 08 a 12 limpezas, o custo benefício da aquisição torna-se viável). Feito isso faça você mesmo (a) a lavagem intestinal, primeiramente com o café, e depois com água morna (1 lt e ½ , também). Esse procedimento é feito no sexto dia do preparo, ou seja, no dia em que o candidato (a) dará início à limpeza real; e deverá ser realizado também nos três dias posteriores ao término da limpeza e tal fato se deve porque ao retirar os cálculos do fígado e da vesícula nem todossaem através das evacuações, sendo que alguns ficam presos, retidos, nas dobraduras dos intestinos, esses cálculos estão contaminados de toxinas que acabarão sendo reabsorvidas pelo organismo ocasionando diversos tipos e doenças e desconfortos. O autor chega a ser incisivo, se não puder efetuar as limpezas do cólon não dê início à limpeza hepática.

- Poderá utilizar também para a limpeza do cólon o Colosan ou Oxypowder, sãoprodutos a base de magnésio e são elaborados para nutrir suavemente o trato intestinal de oxigênio com a finalidade de limpá-lo. São extremamente eficazes, no entanto são importados. Lá fora paga-se em torno de US$ 30 A 35 dólares por estes compostos, mas os importadores infelizmente cobram aqui em torno de R$ 300,00 por um frasco com 120 cápsulas. Então se o candidato (a) tem facilidade de trazer o produto, ou tem uma saúde financeira favorável pode optar por este meio para efetuar a limpeza do trato intestinal antes e depois limpeza hepática;
•    Para limpar o sistema através deste método, antes de dormir ingira de 05 a 08 cápsulas, e durante os próximos 06 dias ingira no mesmo horário de 02 a 03 cápsulas,este procedimento irá liquefazer as fezes recentes bem como todo material antigo acumulado nos intestinos, principalmente nas dobraduras; esta limpeza dura uma semana;


- Outro método de limpeza, para quem não pode ou não quer se submeter aos métodos citados acima, pode ser com os sais de Epsom (Sal amargo), que além de limpar o cólon, também limpa o intestino delgado. 
•    Durante três semanas, misture uma pequena colherada de sais de Epsom em um copo de água mornaque deverá ser ingerida em jejum. Esse enema oral irá limpar completamente seu trato digestivo e cólon, do início ao fim, geralmente no prazo de uma ora após ingeri-lo obrigando-o a evacuar várias vezes. 

- Outra forma poderá ser através do óleo de rícino que é um excelente e tradicional remédio utilizado para limpar o intestino. É menos irritante que os sais de Epsom e não provoca efeitos colaterais, além das reações normais de limpeza.
•    Tome de uma a três colheres de chá de óleo de rícino diluídas em 1/3 de copo de água morna pela manhã, em jejum, ou à noite, antes de dormir (dependendo de qual opção funcione melhor para você). Esse tratamento também é bom para os casos graves de prisão de ventre e pode ser ministrado a crianças (em doses menores).

- O suco de aloe vera também é um método eficiente para o trato gastrintestinal, embora não deva ser utilizado como substituto da irrigação do cólon nem de colemas, antes ou depois da limpeza hepática. A aloe vera tem efeito limpadores e nutritivos.
•    Tomar uma colher de sopa de seu suco diluída em um pouco de água antes das refeições, ou pelo menos uma vez pela manhã, antes do café da manhã, ajuda a processar antigos depósitos de dejetos e fornece nutrientes para células e os tecidos. As pessoas que ainda sentirem o fígado emitindo muitas toxinas dias depois da limpeza hepática, devem tomar suco de aloe vera, pois será muito benéfico.

Obs:Foi descrito acima vários métodos, formas para se efetuar a limpeza do cólon; quesito fundamental para se atingir os benefícios da limpeza hepática; relembrando que segundo o autor a forma mais eficaz é a hidrocolonterapia (realizada por um profissional) e na sequencia vem a aplicação do enema (lavagem intestinal que poderá ser realizada pelo próprio paciente no conforto do seu lar). Estou colocando os métodos conforme sua eficiência, ficando a cargo de cada um avaliar e verificar aquele que achar mais viável. Continuando....

- O queé necessário fazer no sexto dia? Beba 1 litro de suco de maçã pela manhã. Você poderá começar a beber o suco logo após acordar. Caso sinta fome, tome um café da manhã leve, com cereais quentes; aveia seria a opção ideal. Evite açúcar ou outros adoçantes, especiarias, leite, manteiga, óleos, iogurte, queijo, presunto, ovos, nozes e outras frutas oleaginosas, tortas, cereais gelados, etc. Pode consumir frutas e sucos. No almoço, coma verduras cozidas no vapor com arroz branco (de preferência arroz basmati) use pouco sal, de preferência o marinho ou de pedra. O autor insiste na questão de não consumir alimentos proteicos, manteigas ou óleo, visto que poderá ocasionar mal estar no paciente durante a limpeza. Após as 13h e 30min, jejum completo (exceto água), caso contrário corre-se o risco de não expelir qualquer cálculo. Siga exatamenteos horários que serão descritos para obter maior benefício da descarga hepática.

- A limpeza real.

- Adicione quatro colheres de sais de Epsom (sulfato de magnésio – Sal amargo) a um total de 750 ml (três copos 250 ml) de água filtrada em um recipiente. Esse material deverá ser dividido em 4 porções iguais que serão tomadas em horários distintos. Uma das principais funções do Sal amargo e dilatar (alargar) os ductos biliares, facilitando a passagem das pedras, além de limpar qualquer resíduo que possa obstruir sua passagem.
Obs: Como citei no início do resumo utilizei o “Muvinlax” como veículo laxante e funcionou muito bem (veja fotografias no final do resumo), contudo, o autor fala do Sal amargo – Sal de Epsom, a opção do “Muvinlax” foi simplesmente pelo gosto mais agradável. No passo a passo que se segue estarei mencionando as duas dosagens ficando a critério de cada um o método que irá utilizar para realizar a sua limpeza hepática.

18 h: Tomar a 1ª dose;
- No caso de optar pelo sal amargo, tomar a 1ª porção das quatro que você havia separado.
- No caso de optar pelo “Muvinlax”, dissolver cinco pacotinhos (a caixa vem com 20) em pouco mais que meio copo de água e ingerir.

20 h: Tomar a 2ª dose;
- No caso de optar pelo sal amargo, tomar a 2ª porção das quatro que você havia separado.
- No caso optar pelo “Muvinlax”, dissolver cinco pacotinhos em pouco mais que meio copo de água e ingerir.
- Obs: Deixe as frutas que irá utilizar para fazer o suco fora da geladeira, lembre-se, nada pode estar gelado ok!

21h 30 min: Lave bem as frutas e esprema-as objetivando obter ¾ de um copo, ou seja, um pouco mais que meio copo. A quantidade de azeite a ser utilizado é o equivalente a meio copo (do mesmo tamanho do que você utilizou para medir o suco). DICA: Utilizei laranja e aquela mexerica conhecida como “mongote” (meio a meio), o gosto ficou bem agradável depois de unidos ao azeite. Muito bem, lembram-seda garrafinha citado no começo do resumo? Junte o suco e o azeite na garrafa, tampe e agite bem buscando uma mistura homogênea;
DICA: Antes de tomar a mistura deixe o lugar onde irá repousar já preparado, certifique-se também de que não irá ser importunado por ninguém, avise as pessoas da casa, se tiver companheiro (a), neste dia é melhor que durmam em quartos separados, visto que as idas ao banheiro serão constantes e certamente ocasionará um incômodo para ambos; busque utilizar somente a ducha higiênica (lavar) o que vai evitar assadura e desconforto durante o processo.

22h: Beba a mistura, (é melhor procurar ingerir de uma só vez, se não for possível busque não levar mais que cinco minutos, esses detalhes aqui informados, por mais que pareçam ridículos influenciam no resultado do processo)feito isso deite-se imediatamente, isso é fundamental para ajudar que os cálculos saiam! Apague as luzes e deite-se de barriga para cima, com um ou dois travesseiros para levantar um pouco a sua cabeça – ela deve ficar em uma altura superior à do abdômen. Se esta posição estiver desconfortável poderá deitar sobre o seu lado direito, com os joelhos dobrados em direção à sua cabeça. Permaneça na posição por pelo menos, 20 minutos e não fale! Fique atento ao processo, você poderá sentir as pedras se movimentando pelos ductos biliares, como se fossem bolinhas de gude. O processo em si é indolor devido todo o trabalho realizado com o ácido málico, com o azeite e o laxante. Se puder durma. Caso sinta durante a noite necessidade de evacuar, faça-o, e comece averificar se há algumas pedras (de cor verde-ervilha ou café claro) flutuando no vaso sanitário. NOTA: Os cálculos flutuam devida sua composição de bile e gordura, no entanto são consistentes, duros mesmo!Os de cor verde escuro são cálculos mais antigos enquanto que os de cor verde-claro são mais recentes. Se sentir náuseas durante a noite ou logo nas primeiras horas da manhã, isso se deve principalmente a uma repentina e forte efusão de cálculos biliares e toxinas do fígado e da vesícula, que empurram a mistura de azeite de volta para o estômago. As náuseas passarão durante a manhã.

A manhã seguinte

6h – 6h 30min: Não antes deste horário, beba sua 3ª porção caso tenha optado pelo Sal amargo, ou tome 03 pacotinhos dissolvidos em pouco mais que meio copo de água do laxante “Muvinlax”, caso sinta sede, beba um copo de água morna ou à temperatura ambiente, antes de tomar a nova dose do laxante. Após ingeri-lo aproveite o tempo para descansar, meditar, ler, procure dentro de o possível manter o corpo na posição vertical para facilitar a saída dos cálculos. NOTA:Enquanto escrevo este resumo acabo de realizar minha quarta limpeza e pude certificar que os cálculos começam a ser expelidos na manhã depois de tomar a 3ª porção e continuam sendo expelidos durante o resto do dia, o azeite tem um papel importantíssimo dentro desse processo e o posicionamento do corpo também!DICA: As evacuações que ocorrem a partir dessa altura do processo tendem a apresentar cálculos biliares (isso não quer dizer que eles não se apresentem antes, isso depende de organismo para organismo) mas a essa altura você já eliminou todos os dejetos que estavam no sistema e a tendência é expelir somente água, e os sedimentos gordurosos presos ao fígado, vesícula e intestinos, a essa altura as pedras começam a aparecer; se você quiser contabilizá-las poderá colocar uma peneira para admirar a quantidade de bile endurecida que é expelidaem forma de cálculos). 

8h – 8h 30min: Beba sua 4ª porção caso tenha optado pelo Sal amargo, ou tome 03 pacotinhos dissolvidos em pouco mais que meio copo de água do laxante “Muvinlax”; 

10h – 10h 30min: Você poderá beber um suco fresco, e por volta das 11h comer uma ou duas frutas frescas. Uma hora mais tarde poderá ingerir alimentos sólidos (leves). Continue fazendo refeições leves durante os próximos 2 ou 3 dias. LEMBRE-SE: Seu fígado e sua vesícula acabam de passar por uma grande “cirurgia”, ainda que sem os prejudiciais efeitos colaterais e sem altos custos. 

IMPORTANTE:

- Durante o processo beba água sempre que sentir sede, exceto logo após beber o laxante e durante duas horas após a ingestão da mistura de azeite;

- Para a limpeza total do sistema, ou seja, retirada de todas as pedras, é necessário realizar entre 08 a 12 limpezas, que podem ser feitas em intervalos de três semanas ou mensais (Não faça a limpeza com intervalo menor que o citado pelo autor!)

- Após a limpeza as dores diminuirão, a energia retornará e sua clareza mental melhorará consideravelmente, entretanto, em poucos dias, as pedras do fundo do fígado se movimentarão “para frente” dos seus principais ductos biliares, fazendo com que alguns dos velhos sintomas de incômodo reapareçam. Não fique decepcionado, isso significa simplesmente que ainda restam pedras no sistema e que você deverá dar prosseguimento ao ciclo de limpezas;

- Você saberá que não necessita mais realizar limpezas quando efetuar duas seguidas e não observar a presença de cálculos.

- Depois de considerado limpo “livre de pedras”, o fígado poderá passar limpezas hepáticas a cada 06 ou 08 meses;

- Deve-se evitar a limpeza quando estiver sofrendo de alguma doença aguda, mesmo que seja um simples resfriado. Agora caso a doença seja crônica, submeter-se a uma limpeza hepática é a melhor coisa que você pode fazer por si mesmo;

- Beber dois ou três copos de chá de camomila por dia igualmente ajuda a acalmar o trato digestivo e o sistema nervoso. A camomila também é um bom “triturador” de pedras de cálculos calcificados;

- Em algumas pessoas, as pedras podem levar duas ou três limpezas para começar a sair;

- Nossa saúde emocional está intimamente ligada à nossa saúde física. Limpar e manter o fígado limpo ajuda a preservar nosso equilíbrio emocional. Ao eliminar os cálculos biliares, também nos livramos de qualquer sentimento reprimido de ira e ressentimento que possa ter se alojado durante um longo tempo (o corpo detém várias emoções em diferentes partes). O alívio ao deixar o passado e as situações não resolvidas ir embora lhe dará nova sensação de estar vivo. Esse sentimento de liberdade e euforia, experimentado quase imediatamente após uma limpeza hepática, é somente uma amostra do que espera por você, quando tiver limpado completamente o seu fígado.

- Depois que o fígado estiver limpo, leva aproximadamente seis meses para que todas as funções hepáticas voltem ao normal. Ter um fígado limpo é uma das melhores garantias de uma vida livre de doenças.
 
NOTA: Este é um resumo com adaptações, baseado no livro “Limpeza do Fígado e da Vesícula” de autoria de Andreas Moritz; e visa tão somente auxiliar as pessoas para que através desse método possam atingir a saúde integral; o fígado no plano físico é o laboratório do nosso corpo e tanto a saúde quanto a doença depende daquilo que ingerimos como substância material e daquilo que aceitamos no plano dos nossos sentimentos; como bem cita o autor, ao realizarmos sua limpeza, estamos abrindo as portas para limparmos também os porões de nossa essência retirando todo lixo emocional que não nos serve mais.Bem vindo ao seu renascimento!

FONTE: jornal da canastra 
Read more ...

Azeite na medida certa um forte aliado contra a Gordura Localizada

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014
Uma colher de azeite de oliva tem cerca de 100 calorias. Embora seja super calórico, o óleo ajuda a evitar o acúmulo daquela gordurinha indesejável na região abdominal. Quem assina embaixo são diversos pesquisadores de universidades europeias.
Segundo eles, a gordura monoinsaturada, que predomina no azeite ajuda a varrer das artérias o colesterol ruim. “Quem consome tem menor chance de ter infarto, acidente vascular cerebral e diabetes”, comenta Otávio Rizzi Coelho, cardiologista.
Mas na hora de escolher o azeite, não devemos nos levar apenas pelo sabor. A forma de prensar a azeitona, a acidez e até a cor da embalagem influenciam na qualidade do óleo. As latas e as embalagens mais escuras barram a incidência do sol, por isso evite vidros transparentes. Azeites envazados neles costumam ter mais conservantes.
Entre o comum e o extra virgem, prefira o segundo. “Ele é feito de um tipo só de azeitona e contem mais o Omega 3, que é importantíssimo para a nossa saúde, que acaba sendo um limpador do nosso sangue”, explica Alessandra Missio, nutricionista.
Deve-se consumir de uma a duas colheres por dia. É preferível utilizar o azeite em preparações frias. “Toda vez que o azeite é aquecido são liberadas substancias ruins para o consumo”, alerta a nutricionista.
Pelo mesmo motivo devemos escolher aqueles em que as azeitonas foram prensadas a frio. O azeite também tem propriedades anti-inflamatórias e ação antioxidante.
Fortalece e hidrata as unhas e os cabelos. Benefícios que só serão alcançados se associados a atividade física e uma alimentação balanceada.
Read more ...

Alimentos para limpar o figado e aumentar a perda de PESO

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

alimentos para limpar o figado e aumentar a perda de peso
 orientação dos nutricionistas é diminuir a ingestão de carboidrato, principalmente na forma de carboidrato simples, como o açúcar, os doces. É indicado também reduzir a ingestão de gordura, e reforçar a ingestão do cálcio encontrado no leite e derivados.
Alguns nutrientes não podem faltar na dieta porque tem a função de limpar o fígado, eles agem como se fossem garis do organismo. Um deles é o enxofre, presente principalmente nos vegetais escuros como couve, brócolis e agrião. O suco verde, que contém agrião e couve, pode ser tomado duas vezes ao dia.
Aminoácidos como a leucina, encontrado nas carnes magras e castanha do Pará,
E a cisteína da lentilha, do feijão branco e do grão de bico também fortalecem as enzimas limpadoras e ajudam a regenerar o fígado.
“Consumir as frutas que tem potencial antiinflamatório e alimentos de coloração arroxeada, como repolho roxo ou a beterraba também ajudam o fígado mais limpo”, diz Silvia Ferolla, nutricionista.
Alimentos que tem alcalóides como a rúcula, almeirão, mostarda e agrião são desintoxicastes. A substância também está nos chás: chapéu de couro, carqueja e boldo. Acrescente ao chá, canela que acelera o metabolismo e reduz o açúcar no sangue, um cardápio bem vindo para quem exagerar no carnaval
“Um dia que você bebeu um pouco a mais, está com um pouco de dor de cabeça, mal estar, procure consumir durante dois dias estes alimentos, que já ajuda a recuperar pra ter um dia melhor e uma disposição melhor durante a semana”, explica Patrícia Alves Soares, nutricionista.
Veja o cardápio para limpar o organismo:
Café da manhã:- suco de limão com couve - meia folha de couve pra 1 copo de suco de limão. O limão é apenas o veículo pra couve. Por ser verde escura, a couve tem vitamina b6, magnésio e ácido fólico, elementos que agem como regeneradores hepáticos.
- pão sem miolo - o fígado é o responsável pelo metabolismo mecânico. Quanto mais carboidrato a pessoa ingerir, mais trabalho o fígado vai ter. Quando o órgão está adoecido, ele fica mais fraco. Portanto, a ingestão de carboidratos cansa o fígado e acaba prejudicando-o.
- queijo branco - como opção para colocar no pão, o queijo branco sustenta bem a vontade do salgado. Poderia, também, ser uma geléia sem açúcar. O recomendável é não colocar manteiga ou margarina, que têm muita gordura e acabam prejudicando o fígado.
- chá - de chapeu de couro com casca de mãça e canela, ou chá verde, ou chá de maçã. A canela é remédio para diminuir insulina. A maçã, além de anti oxidante, suavisa o sabor.
Lanche:
castanhas ou frutas - 4 castanhas ou 6 amêndoas - são fontes dos ômegas 3 e 6, que são importantes para fortalecer o sistema imunológico e servem como ati inflamatório. As frutas são sempre boas opções de lanche. O ácido presente na maçã, por exemplo, é um composto anti inflamatório. O suco da maçã é regenerativo.
almoço: salada com folhas escuras - repolho, almeirão , brócolis, agrião, rúcula, alface , mostarda, couve e espinafre são alimentos que tem enxofre. Esses alimentos possuem substâncias que vão limpar as vias do seu corpo. O fígado produz uma enzima que limpa o corpo, mas ela só a produz quando o corpo ingere enxofre (couve flor, brocolis, couve, couve de bruxelas são bons exemplos). Feijão branco ou lenetilha ou grão de bico - estes alimentos possuem colina. O elemento ajdua na limpeza do fígado. Possuem, também, taurina. A substância é destoxificante. Ela varre as toxinas.
- carne branca ou peixe - a sardinha é uma fonte de ômega 3. Sibstituir a carne vermelha por carnes brancas ou peixe é uma boa ideia porque o fígado tem muito trabalho na digestão das carnes vermelhas. O processo de metabolização da carne branca é mais leve, exige menos esforço do órgão.
Lanche da tade:
chá e biscoito integral - maçã com canela, chá verde. Não são recomendados chás muito misturados, ou chás que incentivam o funcionamento do intestino ou, ainda, para perder peso.
Jantar:
- o jantar pode ser uma repetição do que foi ingerido pela manhã. Sanduíches com pasta magra (de ricota, por exemplo). O sanduíche pode ser feito com pão sírio. Ele é mais leve que o pão de sal. Leva menos farinha e, portanto, tem menos carboidrato, sendo conveniente para o fígado. Quem quiser outra opção pode fazer uma sopa de lentilha, de grão de bico, de cenoura ou, ainda, de espinafre ou couve.
Read more ...

Mesmo que esteje de ferias treine!

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Você tira férias e não sabe o que fazer para não deixar de treinar e manter o peso?! Não se preocupe! Pensando em você que treina o ano inteiro, com disciplina e dedicação, e está chateado por ter que abandonar o treino por uns dias porque vai viajar, elaborei umas dicas comportamentais bem como de exercícios e atividades físicasque manterão o seu condicionamento físico, o seu peso e a sua disposição para você curtir as suas férias.
Se você for realizar o seu treino somente com o peso do seu corpo, escolha dois ou três exercícios de grupos musculares diferentes para fazer um treino em forma de circuito. Assim, o treino ganha intensidade promovendo resultados mais efetivos. Imagine que você escolheu agachamento, abdominal e flexão. Junte os três em uma única série com o máximo de repetições possíveis em cada exercício. Por exemplo: faça o máximo de repetições de agachamento, o máximo de repetições de abdominal e o máximo de repetições de flexão sem intervalo, terminando um e indo imediatamente para o outro exercício. Você pode fazer isso duas ou três vezes. Depois escolha mais dois ou três exercícios e faça a mesma coisa sucessivamente.
Sem dúvidas, você pode fazer o mais importante exercício em qualquer lugar, pois só precisa do peso do seu próprio corpo: agachamento! E não se engane. O agachamento não é um exercício para as pernas somente. Feito livremente, com técnica apropriada, é um exercício que trabalha todo o corpo praticamente. O agachamento é o melhor benefício que você pode trazer para seu treinamento antes, durante e depois das férias. Simplesmente essencial! Aproveita para fazer algumas variações como agachamento com a perna abduzida, passada, afundo…
panturrilha também pode ser trabalhada em pé com variações nas posições dos pés em qualquer lugar, com facilidade.
Faça também flexão de braço, que é um dos exercícios mais simples que existem e, ao mesmo tempo, pode ser um dos mais eficientes. Ao contrário do que muitos pensam as flexões de braço não servem somente para peito e tríceps, você consegue trabalhar também costas e abdômen. Ou melhor, praticamente o corpo todo! Para garantir uma boa postura, seus músculos abdominais, da lombar e do quadril devem ficar contraídos a todo o momento, bem como o das pernas para dar sustentação. Isso ajuda a manter a coluna reta e ainda faz com que estes grupos musculares também se exercitem. Há várias possibilidades de fazer flexão. As mais comuns são as flexão aberta e flexão fechada (enfatiza o tríceps).
Exercícios pliométricos também são possíveis de serem realizados em praticamente todo lugar, como saltar no banco: a partir de uma posição de pé, saltar com os dois pés em cima de um banco, e estender totalmente as pernas antes de voltar para o chão. São várias as possibilidades de saltar, com ou sem obstáculos.
E que tal pular corda? Leve uma corda na sua mala para você se exercitar em qualquer hora e lugar!
Um exercício muito eficiente para trabalhar o corpo como um todo é o burpeea partir de uma posição de pé, cair em posição de flexão de braço, puxar as pernas para frente, retornar para a posição de pé com um pequeno salto.
Exercícios abdominais também podem ser realizados até dentro de um quarto! Há inúmeras possibilidades de exercitar o seu abdômen, tanto com exercícios abdominais tradicionais como flexão de tronco quanto exercícios isométricos como prancha. Use a criatividade!
Geralmente as praias, parques e praças possuem estação de exercícios com aparelhos para fazer barra fixa aberta, barra fixa fechada (enfatiza o bíceps), paralela… Use a criatividade!
Correr ou caminhar, você pode fazer em qualquer lugar! Explore o bairro, as montanhas, um parque, a praia… Vai viajar para a praia? Maravilha! Caminhar ou correr na areia fofa da praia é uma ótima forma de trabalhar seu condicionamento cardiovascular e ainda tornear seus músculos das pernas. A areia fofa proporciona um treino mais intenso exigindo mais força dos seus músculos por causa do atrito com a areia. Esqueça o tênis! Aproveite para ter contato com a natureza e usar os músculos dos dedos e dos pés. Tudo isso é benéfico para a estrutura óssea e para melhorar o equilíbrio do corpo. Há quem diga que o contato dos pés com a areia é bom para livrar de energias negativas acumuladas com a correria do cotidiano. Deve-se ficar de olho no tipo de praia que se escolhe para andar. Se a praia não for muito limpa, o melhor é colocar o tênis para não pegar nenhuma micose nem machucar o pé! Lembre-se de aplicar o protetor solar, usar os óculos escuros e o boné, manter a boa hidratação e evitar o exercício das 10 às 16 horas, quando há maior incidência de radiação solar.
Use as escadas! Se você esta hospedado em um apartamento ou em um hotel, use as escadas e não o elevador! Mesmo que seja apenas 1, 2 ou três andares. No decorrer do dia, você terá subido vários degraus, queimado algumas calorias extras e exercitado os membros inferiores. Se estiver em um andar alto procure subir as escadas pelo menos uma vez ao dia. Agora, se você estiver a fim de fazer um treino mais intenso suba e desça as escadas durante, pelo menos, 20 minutos. Você pode variar as passadas, subindo de dois em dois degraus. Suas pernas e seus glúteos irão agradecer!
Faça de cinco a seis refeições ao dia. Coma pequenas porções durante o dia e coma alimentos leves (principalmente se você vai passar férias em lugares quentes), o importante é não deixar o metabolismo desacelerar. Lembre-se de comer frutas no café da manhã e durante os lanches para ajudar na manutenção da saciedade durante o dia.
Mantenha-se hidratado! Para descobrir a ingestão necessária diária, multiplique seu peso por 37ml (se você pesa 60 quilos: 60 x 37ml = 2,2l). Se você for sair para beber com os amigos, procure beber bastante água durante o dia e entre um drink e outro. Lembre-se de hidratar-se também durante o treino a cada 15 minutos. O consumo adequado de água é importante para permitir que o organismo aproveite bem a gordura, o carboidrato e a proteína ingeridos. E é muito comum confundirmos a sensação de sede com a de fome, pois os centros que regulam essas funções no cérebro são próximos. Por isso, ao sentir fome, tome um copo de água e aguarde. Se a sensação passar, é sinal de que o problema era a sede.
Coma e beba com moderação. É importante comer saudável, mas também é importante experimentar novos sabores. Como conciliar os dois? Não exagere! Se for a um restaurante divida o prato com alguém ou coma metade e leve a outra metade para comer em outra refeição. Não coma alimentos muito calóricos em cada refeição. Limite a uma porção por dia, no máximo. Saboreie cada bocado, mastigue devagar – isso vai fazer com que você coma menos.

Read more ...

Carboidratos engorda se comer a noite sim ou não!

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014
Esse é um dos maiores mitos e uma das citações mais injustas e mal compreendidas da nutrição moderna. Fica mais claro para quem tem uma noção melhor de fisiologia humana entender o porquê tem algo de errado ai.
De maneira geral as pessoas falam que é importante o café da manha ter carboidratos para te dar energia para o dia, porém não acontece isso quando você come carboidratos fisiologicamente falando.
carboidrato engorda se comer anoite sim ou não!De manhã ao acordar, em um indivíduo sadio, que tem o seu pico matinal correto de cortisol e teve uma boa noite de sono, ele vai estar totalmente energizado e concentrado e USANDO GORDURA COMO FONTE DE COMBUSTÍVEL. (insulina baixa = maior concentração e disposição).
Quando esse individuo come carboidrato ao acordar, ele está alterando toda sua forma natural de picos hormonais e sua neuroquímica. Ao invés de ele ficar energizado ele vai diminuir demasiadamente seu cortisol, pelo pico de insulina ( QUEBRANDO QUALQUER CHANCE DE QUEIMAR GORDURA) e vai ficar indisposto.
Alguns indivíduos bem sensíveis à insulina podem comer carboidrato de manhã de maneira controlada sem alterar demasiadamente seus hormônios e catecolaminas porém é uma minoria.
A premissa que carboidratos a noite são vilões é que eles engordariam e alterariam a liberação de hormônio do crescimento ( fato sim que + GLICEMIA E INSULINA = – GH ), mas fisiologicamente essa preocupação não deve ser tão grande.
Os carboidratos só vão te engordar se você não usar ele como energia ou se o seu glicogênio já estiver cheio, e repondo ele a noite o individuo está REPARANDO o estoque de glicogênio e não engordando, isso claro se ele não repôs o glicogênio durante o dia comendo carboidratos.
A questão do hormônio do crescimento é valida para pessoas que tem uma demasiada resistência a insulina, onde ao comerem muito carboidrato liberaram muita insulina e essa não ira baixar no período onde o hormônio é secretado no sono.
A insulina tem seu pico por pouco tempo ( 1 hora+- ) e em indivíduos saudáveis a glicemia baixa em tempo certo para o hormônio do crescimento conseguir ser secretado.
Outro ponto importante é que o carboidrato próximo da hora de dormir aumenta a serotonina ( + serotonina é convertida em melatonina = MELHORA DO SONO ).
A maneira inteligente de se fazer dieta é usar CARBOIDRATOS como REPOSITOR de energia em horas chaves do dia e usar GORDURA como ENERGIA
Quando o organismo entra nesse “shift” metabólico maravilhas acontecem em termos de composição corporal e bem estar.

“…Carboidratos só vão te engordar se você não usar ele como
energia ou se o seu glicogênio já estiver cheio…”


                   
Read more ...

Em 10 Minutos voce pode queimar Gordura

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014
Se você é o tipo de cara que faz desculpas e perde rotinas de treino , você vai odiar este plano.
Realize o exercício 4-6 vezes por semana. Definir um temporizador por quanto tempo você tem que treinar, mesmo se você tem apenas 10 minutos. Completar tantas repetições quanto possível de cada exercício, por sua vez, e contá-los. Parar o jogo quando as pausas de formulários e descanso, conforme necessário. Anote o seu número total de repetições para o treino.
em 10 minutos voce pode queimar gordura Cada vez que você repetir o treino com o mesmo período de tempo, tentar completar mais totais reps. Por exemplo, se você trabalhou fora por 10 minutos na segunda-feira e, em seguida, 25 minutos a quarta-feira e conseguiu apenas 10 minutos na sexta-feira, para tentar obter mais trabalho feito na sessão de sexta-feira do que na segunda-feira de.
Comece o seu próximo treino com o exercício que terminou a sessão anterior.
1) Prisioneiro Squat
Mantenha as mãos atrás da cabeça, entrelaçando os dedos. Stand com os pés shoulderwidth distante e os dedos dos pés acabou por 15 graus. Squat um preço tão baixo quanto possível.
2) Seal Ir
Realize uma jumping jack, atingindo os braços 90 graus para os lados como sua pernas abertas. Quando você pular as pernas de volta, bata as mãos na frente de você.
3) flexão
Reduza o seu corpo até que seu peito é de cerca de um centímetro acima do chão, em seguida, estender os braços e retornar à posição inicial.
4) Lateral Salto
Salto para o seu lado e terra a direita em seu pé direito. Rebound fora de seu pé direito e voltar para a sua esquerda para iniciar a próxima rep.
5) Burpee
Agache-se e tocar o chão. Atire suas pernas de volta rápida, então você acaba em posição de flexão. Inverta o movimento rapidamente e voltar-se para em pé.
Para maximizar seus treinamentos, alimentar o seu corpo corretamente.
Read more ...