Um bom abdômen é essencial para aumentar o desempenho em muitos esportes mas, mais do que isto, é onde todos os olhares se encontram. Um abdômen definido e bem desenvolvido é sinal de beleza, de estar em plena forma. Ainda hoje sobrevivem muitos mitos e idéias erradas sobre o que envolve um abdômen definido e bem desenvolvido. Hoje derrubaremos alguns destes mitos para que você possa atingir o tão sonhado abdômen sequinho.
Se você consumisse muita fast-food, refrigerantes e doces todos os dias e usasse termogênicos, você definiria o abdômen? Não! Isto é suficiente para demonstrar que termogênicos sozinhos não são capazes de proporcionar o resultado que espera. Determinados produtos possuem propriedades termogênicas que ajudam a acelerar o processo de queima de calorias (e gorduras), mas é só isto. Acelerar o processo de queima de gordura não quer dizer que ao final do uso você terá um abdômen mais definido. A base da pirâmide é a alimentação. Não existe um suplemento mágico, em quanto isto você terá que seguir uma boa dieta.
Fazer exercícios abdominais para compensar uma má dieta
Muitas pessoas tem a ideia errada de que fazendo muitos exercícios abdominais irão conquistar o tão sonhado abdominal desenvolvido, mesmo com hábitos alimentares ruins. Não é verdade. Se você estiver consumindo calorias acima da sua necessidade, seu corpo continuará a armazenar calorias em forma de gordura. Não serão séries intermináveis de exercícios que irão evitar do corpo armazenar gordura abdominal.
O treino de abdominais promove a queima de gordura localizada
Não! O exercício abdominal é eficiente para desenvolver a musculatura, promovendo força e resistência, mas não queimar gordura localizada. O corpo queima gordura como um todo, então você só conseguirá um abdômen definido baixando seu percentual de gordura corporal. Este mito provavelmente surgiu junto com os equipamentos vendidos pela TV que prometiam queima de gordura localizada. Com este mito derrubado, aquele ditado de que um bom abdômen é feito na cozinha ainda vale.
Devo treinar abdômen todos os dias
Este mito provavelmente surgiu junto com a frase: “quanto mais, melhor!”. A verdade é que os músculos que compõe o abdômen são muito parecidos com todos os outros. Você não precisará fazer séries intermináveis, mas sim de usar carga, séries e repetições suficientes para fadigar o músculo. O descanso é extremamente importante para recuperá-lo e desenvolvê-lo, do contrário estará apenas se desgastando e correndo o risco até de catabolizar.
Repetições lentas são mais eficientes para desenvolver os abdominais
Esta idéia surgiu com a afirmação de que com repetições mais lentas você mantem o músculo por mais tempo sob tensão. Mas a verdade é que há estudos que apontam que executando em velocidade menos controlada, há uma ativação maior de outras fibras musculares. Recrutando mais fibras você teria um desenvolvimento maior e mais completo. Como carecemos de estudos conclusivos, provavelmente o melhor ainda é variar nos estímulos.
fonte: musculação total
Nenhum comentário:
Postar um comentário